12.04.2009

CASAMENTO CATÓLICO ROMANO MISSA




CASAMENTO CATÓLICO ROMANO
O casamento católico é um ato importante que requer alguma preparação e protocolo. Embora exista um ritual próprio de liturgia, os noivos podem personalizar este momento tão especial, escolhendo os textos, as leituras e músicas que mais gostariam de ter presentes na missa do seu casamento. Podem ainda propor orações (oração dos féis, consagração do matrimônio a Nossa Senhora etc) e ter, por exemplo, o discurso ou testemunho de um dos padrinhos ou amigos próximos. Para facilitar essa tarefa, aqui fica a descrição dos passos mais importantes de um casamento religioso, para que os noivos prepararem devidamente o ritual do casamento, adaptando e personalizando ao seu estilo. Todas estas diligências devem ser preparadas com o padre que irá presidir à cerimônia.

Habitualmente, os noivos podem escolher se a celebração terá ou não missa. Embora a maioria dos padres prefira celebrar um casamento com Missa, a verdade é que os noivos são livres de escolha. Devem também escolher as leituras e o salmo responsorial da Liturgia da Palavra. Existem três leituras, a primeira das quais deve ser do Antigo Testamento e outra das leituras deve falar do Matrimônio.


Elementos da Celebração do Matrimónio com missa





  • 1-Acolhimento e ritos iniciais.
    A cerimônia começa com as boas vindas do padre aos noivos e convidados, agradecendo a presença de todos

    *Musicas
    -Padrinhos
    -Noivo
    -Noiva


    2-Liturgia da palavra.
    Os noivos podem escolher as leituras e o salmo responsorial da Liturgia da Palavra. Pode haver três leituras, a primeira das quais deve ser do Antigo Testamento.

    *Musicas
    -Aclamação ao Evangelho
    -Salmo

     

    3-Homilia. Este é o momento em que o padre explica o sentido das leituras escolhidas e fala da importância do sacramento no matrimónio.

    4-Celebração do sacramento do matrimônio. Depois de uma breve introdução, o sacerdote interroga os noivos sobre a liberdade do seu consentimento e as suas disposições de fidelidade e de aceitação e educação dos filhos, e cada um dos noivos responde.

    5-União das mãos e consentimento.






  • O sacerdote convida os noivos a expressarem o seu consentimento, dizendo:
    Uma vez que é vosso propósito contrair o santo Matrimônio, uni as mãos direitas e manifestai o vosso consentimento, na presença de Deus e da sua Igreja. Os noivos unem as mãos direitas.
    Noivo diz: Eu João recebo-te por minha esposa, a ti Ana, e prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.
    A Noiva diz: Eu Ana recebo-te por meu esposo a ti João e prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.

    6-Aceitação do consentimento.

    *Musicas
    Entrada das Alianças

     

    7-Bênção e entrega das alianças.
    O sacerdote abençoa as alianças. O esposo coloca no dedo anelar da esposa a aliança, dizendo:
    Ana recebe esta aliança, como sinal do meu amor e da minha fidelidade. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Do mesmo modo, a esposa coloca no dedo anelar do esposo a aliança a ele destinada, dizendo: João recebe esta aliança como sinal do meu amor e da minha fidelidade. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

    8- Oração universal ou dos fiéis. Este é o momento em que se pede pelos noivos, pela sua união, pela igreja católica, pelos falecidos e necessitados 

    9 -Liturgia eucarística:
    apresentação das ofertas,
    oração eucarística,
    Pai-Nosso,
    Bênção Nupcial,
    comunhão (se não houver missa omite-se a liturgia eucarística. Se os noivos estiverem preparados, pode haver distribuição da comunhão)

    *Musicas
    -Oferta
    -Santo
    -Paz
    -Pai nosso
    -Comunhão
    -Açaõ de Graças


    10-Oração conclusiva e bênção final.
    *Musicas
    -Assinaturas
    -Cortejo de Saída








Nenhum comentário: